domingo, 15 de junho de 2014

Ao achar formigueiro, agentes evitam fuga de 123 presos na Grande Natal


Túnel foi descoberto escavado no pavilhão 4 de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Mais de 85 sacos de areia (feitos de lençóis) estavam dentro do buraco.

Oitrnta e cinco sacos de areia, feitos com lençóis, foram retirados de dentro do túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (Foto: Ivo Freire dos Santos Rocha/G1)

A descoberta de um formigueiro, que chamou a atenção de um sentinela, acabou revelando a existência de um túnel escavado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Diretor da penitenciária, Ivo Freire dos Santos Rocha contou ao G1que mais de 120 presos estão encarcerados no pavilhão onde o buraco foi aberto. “Se o guarda não tivesse atentado para o formigueiro, não teríamos descoberto o túnel e os detentos poderiam escapar a qualquer momento”, afirmou.
Ainda de acorro com Ivo Freire, a tentativa de fuga foi descoberta na tarde deste domingo (15). Não havia presos dentro do túnel, pois acredita-se que a fuga estivesse sendo planejada para acontecer à noite. Dentro do buraco, no entanto, os agentes penitenciários retiraram 85 sacos de areia que foram improvisados com os lençóis dos próprios apenados (veja vídeo ao lado).
“Quando o guarda nos avisou do formigueiro, fomos verificar o local, já do lado de fora do prédio. Desconfiamos que a areia perto estava afofada, então fizemos uma revista dentro do pavilhão e conseguimos achar a boca do túnel. Havia uma pedra tampando a entrada. Estava quase tudo pronto para fuga”, acrescentou o diretor.

A última fuga de Alcaçuz, de acordo com a diretora Dinorá Simas, aconteceu no dia 3 de outubro de 2012, quando três detentos conseguiram escapar. Na ocasião, dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzil.A fuga foi evitada, mas uma sindicância será instaurada para descobrir quem foram os presos responsáveis pela tentativa de fuga. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz possui quatro pavilhões e mais de 900 presos. A unidade fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.
Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário