domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mais de 490 CNHs foram apreendidas este ano por causa da Lei Seca



O Coronel Francisco Freitas comanda a Operação Lei Seca
Um balanço do Detran das operações fiscalizatórias desenvolvidas pelo órgão, divulgado esta semana, aponta que mais de 450 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) foram apreendidas neste ano de 2014. Só em janeiro, ao todo, em sete blitzen realizadas entre 1º de janeiro e 1º de fevereiro, 441 condutores tiveram a Habilitação apreendida em virtude da Lei Seca.
Para se ter uma ideia do que isso representa, basta comparar com os números do primeiro semestre de 2013, quando foram apreendidas um total de 1.869 CNHs, das quais 48,58% em virtude de transgressão ao artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que fala a respeito de dirigir sob a influência de álcool. Isso nos leva ao número de 874 carteiras de motorista apreendidas. Assim, apenas no primeiro mês de 2014, o Detran apreendeu mais da metade de Habilitações do que nos primeiros seis meses do ano passado.
A última blitz do Detran aconteceu na madrugada da sexta-feira (31) para o sábado (01), quando foi registrada a maior apreensão de CNHs neste ano em uma única operação: 103 habilitações apreendidas, das quais 26 caracterizadas como crime.
Nesta situação em que os técnicos do Departamento constatam que o condutor está com mais de 0,34 mg/l de álcool por litro de ar no sangue. Assim, além da multa de R$1.915,30 e do pagamento de fiança, o infrator responderá a processo, que pode resultar em pena de seis meses a três anos de prisão.
Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, o Coronel Francisco Freitas, que comanda a Operação Lei Seca, destacou que em uma blitz realizada na madrugada da última quarta-feira (05) para quinta (6), na Avenida Ayrton Senna, zona Sul da capital, 51 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram retidas.
Desse total, 42 motoristas foram autuados com medida administrativa e os outros nove também foram lavrados autos de prisão em flagrante e conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul por se encontrarem com o índice de alcoolemia igual ou superior a 0,34mg/l de sangue, o que é configurado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como crime.
As ações de fiscalização do Detran/RN em parceria com a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar já contabilizam, somente neste ano, 492 CNHs retidas por desobediência à Lei Seca. O número já é responsável por alcançar o índice de 56,29% de todas as ocorrências do mesmo tipo registradas durante todo o ano de 2013, onde foram retidas 874 carteiras de motoristas.
Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário