sábado, 7 de setembro de 2013

Incentivo à Leitura em Nísia Floresta



De personalidade idealista, humanista e alimentada pelo desejo de atuar em ações sociais em sua terra natal e região, a professora - mestra e doutoranda em Literatura Comparada, Rejane de Souza, criou, recentemente, uma biblioteca comunitária no distrito de Tororomba, no município de Nísia Floresta (RN). Um espaço pioneiro que vai possibilitar o seu povo a contar, ouvir e ler histórias.
Teatro de fantoches é atração especial na divertida biblioteca comunitária Dona Mariinha, em NísiaTeatro de fantoches é atração especial na divertida biblioteca comunitária Dona Mariinha, em Nísia
Ela disse que há cinco anos retornou e fixou residência na cidade. E a vivência em cursos de formação docente em universidades privadas na região, percebeu que havia uma carência grande de um ambiente que pudesse fomentar a pesquisa e a leitura, não somente para os estudantes e as crianças, mas também para os docentes e graduandos realizarem pesquisas acadêmicas.
E alimentando a esperança de criar um ambiente que pudesse mobilizar ações nessa área, no dia 26 de julho, a professora surpreendeu a região ao inaugurar a biblioteca “Dona Mariinha”, com o objetivo bem definido: dinamizar ainda mais as atividades de leitura e cultura da comunidade, além de oportunizar eventos de arte-educação para as crianças da comunidade e visitantes.
No entanto, para que o sonho da educadora se tornasse realidade, ela contou com a importante parceria do empresário José Maria Figueiredo – presidente da Unifacex e diretor da FM Executivo Nísia Floresta - e sua esposa Valéria Aquino. “O casal, a partir de sua visão empreendedora, resolveu fazer a doação do espaço, estantes, grande quantidade de livros, mesas, cadeiras e até um teatro de fantoches, a fim de que, juntamente com uma equipe de voluntários, pudéssemos efetivar, de fato, um espaço leitor em Nísia”, disse a professora. 
Hoje, a biblioteca se encontra aberta à comunidade diariamente e conta com um grupo de monitores e voluntários da comunidade. “O espaço será mantido através de doação dos parceiros e apoiadores, e a dinâmica da biblioteca será de muita ludicidade: com rodas de leituras, contação de histórias, oficinas de desenhos, exposições culturais e muitas outras atividades afins”, concluiu a professora Rejane de Souza. 

Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário