segunda-feira, 8 de abril de 2013

Governadora acompanha instalação de acelerador linear na Liga contra o Câncer



No dia mundial de combate ao câncer, a governadora Rosalba Ciarlini visitou um dos principais hospitais de referência para o tratamento da doença no Brasil. Nesta segunda-feira (8), a chefe do Executivo Estadual acompanhou os avanços para a instalação do acelerador linear Clina IX, na Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer de Natal, equipamento orçado em R$ 3 milhões. Os recursos foram aportados pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e a contrapartida da Liga foi de R$ 800 mil, valor destinado para a construção de uma sala dedicada ao equipamento.


O acelerador é o mais moderno equipamento em uso no Brasil e, no Rio Grande do Norte, será somado a mais quatro máquinas que atendem a boa parte das 3 mil pessoas na instituição diariamente. A instalação do acelerador significará a redução na espera pelo atendimento, uma vez que o tratamento com radioterapia corresponde a 10% da demanda diária total.

Sobre a doação do acelerador linear, a governadora falou que "a Liga desenvolve um trabalho que merece todo nosso reconhecimento. Já existiam máquinas que desenvolviam este trabalho, mas eram insuficientes para atender a demanda atual. A máquina doada hoje é moderna e é igual a que foi repassada para a Liga Mossoroense contra o Câncer. Com essas duas máquinas vamos reduzir o tempo de atendimento e dar agilidade, porque quanto mais rápido for o tratamento maior as chances de cura".

O superintendente da Liga, dr. Ricardo Curioso, falou que o novo acelerador "coloca o hospital no topo da tecnologia de tratamento por irradiações. Isso permitirá que a população do RN tenha acesso ao que de mais moderno existe no tratamento do câncer. Essa máquina tem recursos de equipamentos existentes apenas no Sul e Sudeste. Outra novidade é que uma máquina semelhante a essa será instalada em Mossoró e evitará que pacientes do Oeste precisem vir a Natal para ser atendidos", disse.

Além de verificar o andamento das instalações do equipamento, a governadora visitou as dependências da Liga da avenida Miguel Castro, em especial o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), e conheceu os setores que passaram por ampliação física e dos serviços à população. A visita foi conduzida pela por médicos da Liga e pelo superintendente dr. Ricardo José Curioso da Silva.


Fonte: Por Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário