quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Missa em Nísia Floresta celebra os 50 anos da Campanha da Fraternidade


Alex RégisA celebração foi feita pelo bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco LucenaA celebração foi feita pelo bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco Lucena

Sara Vasconcelos - Repórter

Centenas de fiéis acompanharam a missa em celebração aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, realizada na Igreja Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, distante 37 quilômetros de Natal. A celebração foi feita pelo bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco Lucena, coordenador da Campanha da Fraternidade na Regional Nordeste II.

O religioso destacou o papel da Igreja de acolher a juventude e fazer que "neste período de penintência, que é a Quaresma, os fiéis assumam suas responsabilidades na manutenção da fé e das obras de evangelização".  Jovens de todo país que estão em Natal para participar do Seminário em Preparação a Jornada da Juventude participaram da celeberação, além dos 21 bispos da Regional Nordeste II, formada pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O celebrante disse à TRIBUNA DO NORTE que, embora a Igreja atravesse um momento de tristeza, com a renúncia do papa Bento XVI, a Campanha da Fraternidade mantém a força de agregar fiéis para discutir temas relevantes à sociedade. Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema Juventude e Fraternidade e serve também como "um núncio para a Jornada da Juventude que acontece em julho, no Rio de Janeiro".
Alex RégisPrimeira experiência da Campanha da Fraternidade aconteceu em 1962 em Nísia FlorestaPrimeira experiência da Campanha da Fraternidade aconteceu em 1962 em Nísia Floresta

Entre os participantes está o professor Otto Santana, que na época da primeira experiência da Campanha da Fraternidade no país, realizada em 1962, no Distrito de Timbó, era o pároco em Nisia Floresta e hoje é casado. O padre casado, como é a denominação, lembra que o Distrito foi escolhido devido a organização da comunidade e destaca as mudanças promovidas pela Campanha da Fraternidade. "É preciso uma entidade ter muita força para mobilizar a sociedade para discutir , há 50 anos, assuntos difíceis, polêmicos, e trazer a reflexão e a ação', disse Otto Santana. "Não adianta só rezar dentro da Igreja, a fé é vivida fora dela também, no dia a dia", acrescentou.

Casa será reaberta

Após a missa, aconteceu a reinauguração da Casa das irmãs da Ordem de Jesus Crucificado. A Casa foi fundada em 1962, por iniciativa de Dom Heitor de Araújo Sales. 

"Foi uma experiência revolucionária da Igreja em fazer com que irmãs-vigárias, mulheres religiosas assumissem a paroquia, na década de 1960", lembrou Otto Santana.

Quatro religiosas, entre elas a irmã  Neuza Moreira, de 79 anos, que trabalharam há 50 anos no local, participam das festividades. As irmãs introduziram a Marcha da Fraternidade à Campanha da Fraternidade.

A reinauguração contará com a presença do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich  Steiner; do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, e bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro; do secretário executivo da Campanha da Fraternidade, o padre paulista Luiz Carlos Barros, que foram à cidade, junto com a governadora Rosalba Ciarlini.
Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário