sábado, 29 de dezembro de 2012

Presentão de Natal. Bombeiro salva vida de bebê após afogamento em Minas Gerais ...


Uma família de Ouro Preto viveu minutos de agonia e emoção nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, em Ouro Preto, região central de Minas Gerais. Uma criança de onze meses de idade se afogou em um balde e ficou cerca de dez minutos sem respirar. Como as manobras cardiorrespiratórias realizadas pelos bombeiros não surtiam efeito, o sargento chefe da guarnição teve uma ideia que acabou salvando a vida da criança: fez a aspiração com o tubo de uma caneta de plástico. A família agora tem motivos de sobra para comemorar: Camila Gabriela dos Passos faz um ano no dia 1º de janeiro. 


Moisés Dias de Paula, da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, responsável pelo salvamento, considera este um "presentão" de Natal. 

— Foi meu presentão. Quando chegamos na casa, ela já estava há uns 10 minutos desacordada em uma mesa e muito fria, sem demonstrar qualquer reação, praticamente morta mesmo. Os parentes estavam desesperados, e as manobras que tentamos usar para normalizar a respiração não deram certo. 

O sargento, então, pegou a caneta no bolso do colega que estava na ambulância para conseguir o "milagre". 
— Não foi possível usar o equipamento que colocaríamos na boquinha da criança, já que ela fechou a boca e prendeu os dentinhos. Então tivemos a ideia de tirar a tampa e a carga da caneta, e usamos o tubo para soprar e puxar as secreções das vias respiratórias. De repente, ela voltou a respirar, e foi uma choradeira na ambulância. Eu chorei, o motorista também, o tio dela. Foi uma emoção muito grande. 
A mãe da criança, que é surda-muda, não conseguiu pedir ajuda ao ver a filha afogada no balde, dentro de casa, no bairro Piedade. Outra criança, que estava no imóvel, percebeu a situação e pediu ajuda aos parentes, que chamaram os bombeiros. 

A menina foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Em estado estável, foi transferida, de helicóptero, para o Hospital João 23, em Belo Horizonte.

Fonte: wwwriachueloemacao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário