sexta-feira, 14 de setembro de 2012

RN TEM TRÊS CANDIDATOS A PREFEITO QUE SÓ PRECISAM DE UM VOTO PARA SEREM ELEITOS


Os municípios de Coronel João Pessoa, João Dias e Viçosa tem candidatos únicos.
A revista Istoé publicou na edição do final de semana uma matéria a respeito dos candidatos que só precisam de um voto para ser eleitos prefeitos no dia 7 de outubro.
E uma pesquisa d’O Jornal de Hoje mostrou que essa vai ser uma realidade vivenciada em, pelo menos, três municípios do Rio Grande do Norte. “Pelo menos” porque, diante dos pedidos de impugnação, a lista pode aumentar.
Confirmado, até o momento, é que Coronel João Pessoa, João Dias e Viçosa terão candidatos únicos. Ou seja: eles só vão precisar de um voto para serem eleitos. Francisco Alves da Costa, o Pachica, do PP, apoiado pelo PMDB, PR, DEM e PSB é no nome em Coronal João Pessoa. Ele tem o apoio do atual prefeito, Claudio Marques de Macedo, do PMDB.
Em João Dias, os eleitores só vão ter Gerlandio Luiz da Silva, conhecido como Girlano, do PMN e apoiado por PP, PMDB, DEM e PSB. Ele também tem o apoio do atual prefeito, Paulo de Tarso Verissimo, do PSB. O mesmo vivenciarão os eleitores de Viçosa, com a candidatura única de Antônio Gomes de Amorim, o Toinho do Miragem, também do PP (apoiado por PT, PTB, PMDB, DEM e PSB).
Como Toinho do Miragem também é apoiado pela atual prefeita, Maria José Oliveira, do PTB, é possível constatar o seguinte nessas candidaturas únicas: todos tem apoio da situação e são nomes apoiados por PMDB, DEM e PSB, três partidos de grande influência no Rio Grande do Norte.
Segundo a Istoé, esse cenário eleitoral já está garantido em outras 105 cidades brasileiras, apesar de duramente criticado por especialistas. “Isso é típico de países totalitários e mostra a fragilidade do sistema partidário brasileiro”, entende Octaviano Nogueira, professor da UnB.
INDEFERIDOS
Com as decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de indeferir candidatos a prefeito no interior do Estado, a situação pode ser repetida em várias outras cidades. O Jornal de Hoje pesquisou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e constatou que há, pelo menos, 13 outros municípios onde a candidatura única pode se repetir, se a Justiça Eleitoral manter o indeferimento de candidatura e as coligações não substituirem o nome dos candidatos.
Substituição, por sinal, que aconteceu em Paraná, onde o pré-candidato a prefeito Sales Libânio, do PMDB, viu que suas pendências jurídicas (no Tribunal de Contas do Estado, TCE) dificultavam sua candidatura e decidiram substituir Sales pela mulher dele, Oriana Rodrigues, do mesmo partido.
A substituição, que ainda é analisada pelo TRE, é legal quando o candidato inicialmente registro sofre algum tipo de impedimento legal para o pleito. José Valdemar Filho Duarte, o Tatá, do PSD, é até o momento o único candidato deferido pela Justiça Eleitoral.
Além de Paraná, a situação de apenas um candidato com registro deferido se repete em Tangará (Giovannu Cesar, o Gija, foi indeferido); Areia Branca (JOsé Bruno Filho, indeferido); Barcelona (Carlos Zamith, indeferido); Bento Fernandes (José Robenilson, indeferido); Caiçara do Rio do Vento (Felipe Muller, indeferido); Currais Novos (Zé Lins, indeferido); Galinhos (Jaime Gomes e Ricardo Araújo, indeferidos, só restou Jaime Oliveira deferido); Guamaré (Mozaniel de Melo, indeferido); José da Penha (Antonio Dólar, indeferido); Monte Alegre (Maria das Graças, indeferida); São Miguel do Gostoso (Neri, indeferida); São Miguel (Dario Vieira, indeferido); Serra do Mel (Manoel Candidato, indeferido).
Fonte: Guamaré em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário