domingo, 13 de maio de 2012

Festa de Maldonado é interrompida por incêndio na garagem da Williams De acordo com FIA, 31 pessoas foram levadas ao centro médico do circuito, sendo que 24 foram liberadas e sete transferidas para hospitais da região

As comemorações pela vitória de Pastor Maldonado no GP da Espanha deste domingo, a primeira da Williams desde 2004, foram interrompidas precocemente em razão de uma explosão seguida de incêndio na garagem da escuderia no Circuito da Catalunha. Em comunicado oficial, a Federação Internacional de Automobilismo informou que 31 pessoas foram encaminhadas ao centro médico do circuito, sendo 24 liberadas e sete trasferidas para hospitais locais, onde recebem tratamento.

A explosão ocorreu em um tanque de combustível atrás do boxe da equipe. O mecânico que realizava a operação sofreu queimaduras, intoxicação por fumaça e teve o braço quebrado. Ele foi levado ao centro médico do autódromo e depois transferido de helicóptero para o hospital Valle de Hebron, em Barcelona.
O incêndio aconteceu 1h30 após a corrida e foi controlado em poucos minutos pelos bombeiros e membros das equipes Williams, Force India e Caterham. Até o vencedor Maldonado participou do resgaste e socorreu nas costas o primo Manuel, que estava com a perna imobilizada (veja a foto no Blog Voando Baixo).  Uma densa fumaça tomou conta do local. O pitlane foi evacuado pelos fiscais de pista e os funcionários da imprensa foram movidos para a outra ponta do paddock.
incêndio box equipe williams (Foto: Agência Reuters)Explosão e incêndio na garagem da Williams (Foto: Reuters)
Segundo a Williams, quatro funcionários precisaram receber atendimento médico e um deles foi liberado. A Force India e a Caterham também confirmaram que tiveram mecânicos atendidos por causa do incêndio.
No momento do acidente, membros da Williams estavam reunidos na garagem da equipe comemorando o resultado na prova e o fundador e chefe da equipe, Sir Frank Williams se preparava para fazer um discurso. Houve tumulto e o dirigente foi removido rapidamente em sua cadeira de rodas. Os prejuízos ainda não foram contabilizados. As causas do incêndio estão sendo investigadas.
Após marcar sua primeira pole no sábado, herdada com a punição de Lewis Hamilton, o venezuelano Maldonado segurou a pressão do piloto da casa, o espanhol Fernando Alonso e conquistou sua primeira vitória na carreira. Aos 27 anos, Maldonado levou seu país pela primeira vez ao alto do pódio e conduziu a tradicional Williams de volta aos dias de glória, justamente no fim de semana em que a equipe celebrou os 70 anos de seu fundador, Sir Frank Williams. A última vitória da escuderia de Grove tinha sido há quase oito anos, por coincidência com outro sul-americano, o colombiano Juan Pablo Montoya, no GP do Brasil, em outubro de 2004.
Confira o comunicado oficial da FIA:
A FIA confirma que a garagem da Williams foi tomada por um incêndio após o GP da Espanha. As chamas foram rapidamente controladas por pessoas das equipes Williams, Caterham e Force India, também ajudadas por bombeiros do circuito.
Trinta e um membros foram levados ao centro médico do circuito e foram liberados, com exceção de sete que tiveram que ser transferidos para hospitais locais, onde recebem tratamento.
A FIA está contribuindo de perto com as autoridades espanholas na investigação do incidente e daremos mais informações assim que for possível.
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário