sexta-feira, 13 de abril de 2012

O reencontro depois de 47 anos, a mãe com 85 anos procurava pelo filho que mora e Costa Rica


Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
Manoel falando com sua Mãe em Natal/RN
Manoel falando com sua Mãe em Natal/RN

Reencontrar a família que deixou a 3.500 km de Costa Rica/MS, há 47 anos é reviver o passado, se lembrar da mãe, dos irmãos e principalmente do dia em que saiu de casa no ano de 1.968 para se aventurar nas Minas Gerias com a esperança de encontrar trabalho e vida digna. Essa é a história de Manoel Augusto da Fonseca, 67 anos que a repórter do Hora da Notícia encontrou em Costa Rica/MS nesta quinta-feira, (12) depois de receber o telefonema de Francinaldo, sobrinho de Manoel, morador no Jardim Siridó/ no Rio Grande do Norte. Através do Hora da Notícia ele fez o contato.

O homem simples, de pouco estudo vive a mais de 20 anos em uma pensão localizada na Avenida Kendy Nakay, no bairro São Francisco. De acordo com a dona do estabelecimento antes ele trabalhava e só retornava nos finais de semana, mas de uns três anos para cá depois que se aposentou passou a ficar direto no local que virou sua casa.

A mãe do idoso, Maria Teodora Da Fonseca mora em Natal/RN, está com 85 anos. Ela alimentava o desejo de reencontrar o filho que ela abençoou no dia que partiu em busca de trabalho. Segundo Manoel ela sabia que ele não voltaria mais, “naquela época era muito difícil”, disse. Ele contou ainda que o pai foi um homem muito bravo.

Manoel é um homem de muitas historias, casou duas vezes é pai de cinco filhos, duas de suas filhas moram em Costa Rica, já lhe deram netos. Segundo ele em Minas Gerais foi casado, têm outros dois do primeiro casamento que ele perdeu o contato com eles. Um de seus filhos que morava em Costa Rica faleceu há dois anos vítima de acidente no transito.

Ele contou que em 1971 veio para Costa Rica para trabalhar na construção de uma Empresa Armazenadora de grãos, aqui casou e constituiu família.

Quando Manoel foi encontrado ele estava solitário sentado em frete a pensão onde mora, ao saber que sua família o procurava ele mudou a fisionomia como quem tinha a esperança de um dia reencontrar a mãe, ele pronuncio nome dela, ficou eufórico queria saber se ela  vivia, disse que sim, ele foi rápido, “quero falar com ela”.

Do telefone celular ele falou conversou com o sobrinho, nervoso ele parecia não entender muito bem, não acreditava no que estava acontecendo, se emocionou e continuou dizendo que queria falar coma mãe. Já na redação do Hora da Notícia ele conversou com a genitora, o momento foi emocionante, ver ágüem depois de 47 conversar com a pessoa que ele tinha  tem viva na memória e muitas lembranças. Ele não se conteve, depois de conversar, ele já era outro homem, alegre cheio de esperanças, diferente daquele que encontramos sentado em frente há pensão.

De volta há pensão ele foi logo contando para os amigos, “tenho família”, os colegas não acreditaram, ele foi enfático posso provar, tenho mãe viva, “acabei de falar com ela lá no Rio Grande do Norte por telefone”, afirmou.

O que chamou atenção nesse homem de 67 anos foi o quanto uma mãe faz falta na vida de um ser humano, isso ficou marcado. Ele agradeceu a Deus, ”Meu Deus nunca pensava de falar com minha mãe, Deus é maravilhoso”. Em seguida parou, abaixou a cabeça e disse, “minha mãe me fez muita falta”, chorou!.

Ele está determinado para ir ver sua mãe e os sobrinhos, mas ainda não sabe como, a aposentadoria que recebe deixa na pensão para pagar a estadia.

Dona Maria Teodora é mãe de 18 filhos, dez já morreram, três estavam desaparecido um foi encontrado em Mato Grasso e uma filha de nome Francisca Augusta da Fonseca ainda falta encontrar. A família disse ao Hora da Notícia que procurava por Manoel há mais de dez anos.

Manoel é um homem sofrido, trabalhou no serviço pesado, não estudou, mas sabe ler e escrever com dificuldades. Ele é uma pessoa do bem, tem boa prosa, conta história de Costa Rica, conhece os fatos políticos.

Hora da Notícia
Fonte: http://www.horadanoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário