segunda-feira, 2 de abril de 2012

IRMANDADE DE SÃO JOSÉ NA ERA DOS MOPPEBUS - POR ALEXANDRE FREIRE


A mais antiga entidade católica de São José de Mipibu-RN pede socorro. Fundada em 1883, pelo vigário Cônego Lustosa, a Irmandade de São José carece de uma boa estrutura física, bem como a aquisição de materiais permanentes. Algumas reformas foram feitas, há muitos anos, porém, a qualidade dos serviços oferecidos fica comprometida em função da falta de investimentos e/ou apoio por parte das nossas autoridades. 

A Irmandade tem por objetivo propagar e/ou difundir a Religião Católica, bem como atuar em ações sócio-religiosas. Atualmente, conta com 50 associados, os quais contribuem, mensalmente, com uma taxa simbólica de R$ 8,00 (oito reais). "É difícil mantermos esta instituição, uma vez que não temos apoio político, embora, muitas vezes, eu tenha buscado ajuda aos nossos vereadores e pessoas ligadas ao Executivo" - disse o Provedor da Casa, Francisco Ribeiro. 

A diretoria é constituída pelos seguintes membros: Provedor; vice-provedor; orador; tesoureiro; secretário; zelador e secretário espiritual. No segundo domingo de cada mês, estes se reúnem para debaterem assuntos de interesse da sociedade de serviços prestados pela Irmandade.

A situação dos banheiros é caótica. Sem manutenção, "Ciso" se vira para manter limpo e funcionando os dois banheiros da Irmandade.

Os bancos remetem há décadas e décadas. Segundo Ciso, "já falei com o esposo da atual prefeita, para doarem bancos novos e confortáveis, porém não tive nenhuma resposta".  

Por todos os lugares é triste ver uma instituição tão importante ser abocanhada pelo atraso e descaso por parte das autoridades locais. Vocês deveriam respeitar os 129 anos da Irmandade São José.

Na era da tecnologia de ponta, é triste encontrar uma obsoleta máquina de datilografia naquela importante, renomada e centenária instituição sócio-religiosa. E o tamborete... é um detalhe para corroborar o atraso profundo. Alguém poderia doar um computador para a Irmandade? Caso afirmativo, entre em contato comigo (9130-8010), que terei o prazer de homenagear esta louvável ação.

Enquanto alguns políticos incompetentes enchem os bolsos e se sentam em birôs e cadeiras de luxo, olha aí o que encontrei por lá!


Enquanto as famílias velam os seus entes queridos, não têm, sequer, o direito de tomarem água gelada. Os velhos filtros de barro tentam substituir os não tão modernos eletrodomésticos. Um Gelágua ou uma geladeira (mesmo usados) não custariam muito para uma Classe Política que diz (muita hipocrisia!!!) amar São José de Mipibu! E olha que o dinheiro é do povo.
Ao lado da Irmandade (prédio amarelo) fica a Câmara de Vereadores de São José de Mipibu (prédio azul). Isso mostra o quanto os nossos vereadores se preocupam com as questões sócio-religiosas do nosso município. Porém, se fossem convidados para algum evento, para serem fotografados pela mídia babona todos estariam lá, muito bem trajados e sorridentes.
FRANCISCO RIBEIRO (camisa branca e vermelha) DISSE: "A IRMANDADE DE SÃO JOSÉ PRECISA DA COLABORAÇÃO DE TODOS!!!"

Como sei da competência do Pe. Matias Soares (Diretor Espiritual desta entidade) não tenho dúvida de que Ele dará uma resposta coerente à sociedade mipibuense sobre esse grave problema. Esta semana, passarei na Casa Paroquial para conversar com o nosso pároco. Caso não seja possível, o padre é leitor assíduo deste meio, podendo, também enviar, para o meu e-mail, uma nota, a qual será publicada aqui.

Deixo os meus sinceros parabéns ao nosso amigo Francisco de Assis Ribeiro (Ciso), por segurar, ainda, o pouco que resta da Irmandade. Isso mostra que, em nossa cidade, temos grandes homens, dignos de homenagens e distribuição de Méritos de todos os méritos.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

Do (blog), NísiaemFoco. Que os organizadores do Museu da nossa querida Nísia Floresta não deixe chegar neste ponto e a sociedade organizada não esqueça deste importante espaço que o Município ganhou com muito esforço e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário